Blockchain e aplicações

Criptomoedas são a primeira grande aplicação de blockchain, mas nem por isso são a única grande impulsionadora deste modelo de rede. Sidechains, Smartcontracts, IoT descentralizado, aplicações da indústria da música, validação de documentos públicos. Esses são algumas das diversas aplicaçõe que serão explicadas em breve.

Sidechain

Similar ao lastro das moedas convecionais, os sidechains são blockchains que se apoiam no bitcoin, tendo o mesmo como lastro para garantir credibilidade à sua rede. O problema desse modelo se dá a instabiliade da cotação do Bitcoin nos últimos tempos, de tal forma que tê-lo como garantia pode valorizar ou desvalorizar sua rede de acordo com as oscilações do mesmo.

Criptomoedas

A primeira implementação real do blockchain que começou com o Bitcoin. Criptomoedas são uma proposta de substituição monetária para a moeda física. Além do famoso bitcoin existem diversas outras tais como Ehterium, Aeon, BlackCoin, Dasjh, LiteCoin entre outras.

Smart Contracts

Dividido em três categorias: aplicações financeiras, aplicações parcialmente financeiras e aplicações não financeiras os Smart Contracts são scripts inteligentes que se comunicam entre si. Os contratos servem para movimentar valores financeiros tais como fundos de investimentous ou sistemas de votações que evitariam fraudes. Atualmente a rede Etherium permite que qualquer um hospede um Smart Contract em sua rede, mas é necessário possuir o valor em Ether (moeda corrente da rede) para pagar as despesas do mesmo.