3. Benefícios
  A aplicação do NFV acrescenta muitos benefícios, contribuindo para uma grande mudança no cenário das indústrias de telecomunicações. Um deles é a redução dos custos de equipamentos, reduzindo o gasto com hardware e facilitando a implantação de novos serviços, além de melhorar a eficiência e o desempenho da rede. A velocidade de serviço é melhorada alterando remotamente o software sem precisar de visitas ao site para instalar o novo hardware.

  O NFV também otimiza as configurações de rede em tempo real com base nos padrões atuais de tráfego e demanda de serviço. Os serviços de rede podem ser controlados de forma centralizada, implantados dinamicamente na rede para atender as necessidades de cada aplicação sob medida. Os serviços podem ser ampliados ou reduzidos de acordo com as necessidades, possibilitando diminuir o número de servidores em operação fora dos horários de pico, concentrando a carga de trabalho em um número menor de servidores.

  Também reduz o consumo de energia através de recursos de gerenciamento de energia em servidores. Além de que, com a flexibilização da carga de trabalho, é possível controlar o uso de servidores necessários, o que possibilita economizar energia durante a noite, por exemplo.

  Apresenta maior velocidade de tempo de lançamento no mercado, minimizando o ciclo de inovação das tecnologias de rede, proporcionando a evolução de novos recursos. É possível executar instalações e testar referências na mesma infraestrutura, oferecendo uma integração mais eficiente, reduzindo os custos de desenvolvimento e o tempo para levar à prática no mercado.

  Ele permite que as operadoras forneçam serviço personalizado e conectividade para usuários, aplicativos, sistemas internos ou outras operadoras de rede, compartilhando o mesmo hardware e oferecendo uma separação segura através do software. Com essa flexibilidade, é possível definir zonas de segurança, isolar elementos de rede comprometidos e impedir propagação de malware de forma mais simples, através do gerenciamento proporcionado pela virtualização.