Implementação no Brasil

Morro da Babilônia

Iniciado pelo belga Pol Dhuyvetter a cooperativa Revolusolar, a primeira com o objetivo de gerar energia elétrica por meio de energia solar, tinha um simples objetivo, tornar a população do morro da babilônia, zona sul da cidade do rio de janeiro, autogeradora de energia.

Já instalado em dois estabelecimentos, a cooperativa diminuiu a dependência da população do morro dos instáveis métodos de destruição previa mente instalados. O sucesso da implementação permite que que a Revolusolar possa vender o excedente produzido durante o dia para a Light (Provedora de energia no Rio de Janeiro). A cooperativa espera expandir a cobertura de painéis para outros edifícios da comunidade como o centro comunitário e os postos de saúde.

Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (COOBER)

Em Paragominas no interior do Pará foi criada á micro usina solar da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (COOBER). Com um investimento de 600 mil reais a cooperativa foi iniciada em 2016 utilizando 288 placas fotovoltaicas, tendo toda a sua produção voltada para o sistema dos cooperados. Dos 23 cooperados originais, metade já tem a sua despesa elétrica zerada devido a produção da COOBER, que planeja ampliação de membros e volume produzido para 600 membros e 5MW.