3.2 Entidades
Autoridade Certificadora (AC)
A autoridade certificadora é a entidade mais importante de uma estrutura de PKI. Ela é responsável por gerar e assinar os certificados para os usuários e serviços que desejam utilizar a infra-estrutura de chaves públicas. E revogar certificados caso seus donos infrinjam as políticas estabelecidas pela autoridade. Ela é uma entidade confiável, que se responsabiliza pela autenticação, ou seja, de que os usuários e serviços a ela vinculados são realmente o que eles dizem ser. Sempre que um usuário receber um certificado ao utilizar um serviço e desejar verificar a sua autenticidade, ele pode se comunicar com a autoridade certificadora e averiguar se o certificado está sendo utilizado corretamente, se ele ainda está válido e quais são os limites de utilização do certificado.
Os certificados podem ser emitidos através da própria Internet mediante o cadastro da entidade no sítio da autoridade, ou através de dispositivos de armazenamento seguros, de forma off-line.Dependendo da política empregada na autoridade, o registro de novos certificados podem ser efetuados através da própria Internet, porém, firmas mais sérias de autenticação podem requerer uma visita física ao representante da autoridade, onde quem requisitou o certificado precisa se registrar manualmente, tirar retratos, e comprovar sua verdadeira identidade através de uma carteira de identidade ou um passaporte.
graphic
Figura 9 - Procedimento de obtenção de um certificado. 1- Usuário se dirige a autoridade certificadora. 2- Usuário entrega uma requisição de certificado para a autoridade, repassa suas informações e se registra com a autoridade. 3-  Autoridade verifica com sucesso a idoneidade do usuário. 4- Autoridade emite o certificado do usuário, de acordo com suas políticas e restrições e lhe entrega sua chave privada. 5- Usuário concorda com o certificado recebido e com a chave recebida. 6 – Usuário pode utilizar o certificado e a chave.
Autoridade de Registro (AR)
      A autoridade de registro é uma entidade opcional. Ela pode atuar como um intermediário entre os assinantes de um serviço de certificação e a autoridade certificadora. Desta forma, a autoridade de registro recebe os pedidos de certificados e as informações a respeito do assinante e as repassam para a autoridade certificadora. Em alguns casos, a autoridade certificadora pode delegar a responsabilidade alguns tipos de certificados para a autoridade de registro, de forma que as mensagens por ela assinadas possuem o mesmo valor de uma mensagem assinada diretamente pela autoridade certificadora. Uma única autoridade certificadora pode operar conjuntamente com diversas autoridades de registro.
Assinante
      O assinante é a entidade que deseja receber um certificado da autoridade certificadora. Analisando o conteúdo do certificado emitido, podemos verificar o nome do assinante e informações referentes a qual organização ele está vinculado, qual é o escopo daquele certificado, a sua validade, e qual autoridade certificadora o assinou.
Usuário de um serviço protegido por certificados (Relying Party)
      O Relying Party é o usuário que recebeu uma informação assinada digitalmente, ou que deseja utilizar um serviço protegido por um certificado. Este usuário precisa utilizar a infra-estrutura de chaves públicas para verificar a autenticidade desta informação assinada digitalmente e a autenticidade do serviço protegido por um certificado.
Âncora de Confiança (Trust Anchor)
      Uma âncora de confiança é uma chave pública que um usuário de um serviço protegido por certificados confia para assinar certificados. Em uma cadeia de certificados, o primeiro certificado, que começa a cadeia de certificação, precisa ter sido assinado com esta âncora de confiança.
Repositório
     O repositório está intimamente ligado a autoridade certificadora. Dentro dele, estão armazenadas todas as informações referentes aos certificados que já foram emitidos pela autoridade, quais ainda estão em uso, qual o escopo de cada um deles e quais certificados não são mais válidos. Estas informações podem ser apresentadas através de um Sítio da Web.