Roteamento na Internet por Demetrio Carrión
Introdução PROTOCOLO INTERNET Roteamento Interior Roteamento Exterior
Endereço Protocolo ICMP Envio ROTEADORES LOCAIS

Quando o destino de uma mensagem não é local, torna-se necessário passar o datagrama IP para um roteador. Portanto o host deve descobrir quais são os roteadores conectados à sua rede e qual deles é mais adequado para o envio de um datagrama (entenda-se por adequado o roteador mais perto do destino).

Os roteadores enviam em certos intervalos informações de que eles estão conectados à rede e assim os hosts pertencentes a mesma subrede podem descobrir quais os roteadores locais. O envio destas mensagens que anunciam a presença de roteadores na rede utilizam mensagens especiais do ICMP.

O objetivo deste anúncio de presença é que o host selecione um roteador como default, mesmo que este não seja o caminho mais curto para o destino. A escolha deste roteador se dá na base de que ele é capaz de entregar o pacotes. Utiliza-se um procedimento de redirecionamento com o objetivo de se escolher um roteador mais adequado para entrega dos pacotes (um roteador mais próximo do destino).

O anúncio de presença enviado pelos roteadores utilizam o endereço de multicast - 224.0.0.1- ou o endereço de broadcast limitado - 255.255.255.255. Este anúncio deve ser guardado pelos host durante um intervalo de tempo de forma que um overhead não seja causado. Deve-se notar porém que o tempo em que o endereço destes rotedores devem ser lembrados não podem ser muito grandes, pois poderia deixar um host esperando um tempo demasiado para descobrir qual o roteador local. Para contornar esta espera os host enviam mensagens de solicitação de anúncio de roteadore presentes.

Os hosts irão receber diversos anúncios de muitos roteadors. Eles devem ignorar os endereços dos roteadores que não estão na mesma subrede através de comparação com a máscara utilizada para a subrede em questão.