2. WDM

 

2.1. Definição

Objetivando se tornar mais eficiente o uso de fibras ópticas, por volta de 1990, foi desenvolvida a tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexing). Esta tecnologia consiste em juntar numa mesma fibra vários sinais de luz, de cores (comprimentos de onda) diferentes, cada um gerado por um laser separado. No receptor, os sinais de cores diferentes são novamente separados.

Figura2 - Princípio do WDM

Essa técnica de multiplexação é realizada com o objetivo de aumentar a capacidade de transmissão e como conseqüência, usar a largura de banda da fibra óptica mais adequadamente. No entanto, nos sistemas WDM, esse objetivo ainda não é alcançado completamente, pois é possível a multiplexação de poucos comprimentos de onda.

2.2. Características

As tecnologias WDM oferecem suporte a projetos de alta performance, tais como: ensino à distância, laboratórios remotos, telemedicina, computação em grade, ambientes colaborativos. O WDM utiliza paralelamente tecnologias de rede como Multicast, Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering), QoS (Quality of Service), entre outras, oferecendo um serviço de qualidade, com novas tecnologias e alta capacidade de comunicação.

Os sinais a serem transmitidos nos diferentes comprimentos de onda podem possuir formatos e taxas de bit diferentes, o que promove uma maior transparência aos sistemas de transporte. Cada sinal pode ser formado por fontes de dados (texto, voz, vídeo, etc.) diferentes e é transmitido dentro de seu próprio comprimento de onda. Assim, o WDM carrega os sinais de maneira independente uns dos outros, significando que cada canal possui sua própria banda dedicada.

A grande vantagem associada ao WDM é a possibilidade de se modular o aumento da capacidade de transmissão conforme o mercado e de acordo com a necessidade de tráfego. A principal razão para a utilização destes sistemas é o baixo custo. Estes sistemas possibilitam o alcance de uma melhor relação entre custos e bits transmitidos, sob determinadas condições. Algumas análises mostram que, para distâncias menores que 50Km, a solução de multi-fibra é menos dispendiosa e para distâncias maiores que este valor, o custo da solução WDM é melhor.

Os sistemas WDM possuem algumas características básicas, apresentadas a seguir:

Serão citadas algumas situações que favorecem a utilização de WDM:

É muito comum comparar os sistemas TDM e WDM, coma finalidade de se encontrar a melhor solução. Após serem realizados alguns testes, chegou-se às seguintes conclusões:

Foi visto que o WDM pode ser introduzido em sistemas já existentes de forma a ampliar a capacidade de transmissão destes sistemas. Para garantir uma perfeita integração entre um sistema antigo e o WDM, é necessário tomar as seguintes providências:

 

Início (Resumo)

Anterior

Próximo

Final (Perguntas e Respostas)