Apagando Dados

   Como já vimos em itens anteriores, há maneiras de se recuperar arquivos apagados da mémoria de máquinas. Porém, também existem alguns métodod eficazes de se apagarem dados completamente. Algumas dessas maneiras estão descritas nos exemplos abaixo:

Destruição física:

            Em alguns casos, a única solução para a completa destruição dos dados armazenados, é a destruição física, que pode ser feita de diversas maneiras:
- Pulverização: quebrar a mídia até ela ser totalmente reduzida a pó.
- Incineração: queimar a mídia até ela ser totalmente reduzida a cinzas.
- Ácido: aplicar ácido na superfície do disco.

Desmagnetização:

            Consiste na criação de um campo magnético extremamente forte capaz de reduzir o estado magnético da mídia a zero. Pode ser obtido através da aplicação de uma corrente elétrica próxima ao disco ou com a utilização de ímãs. Como existem diferentes tipos de mídia magnética,o desmagnetizador deve ser adequado para apagar o disco ou fita correspondente.

Padrão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos 5220.22-M

            O padrão Americano consiste em sobrescrever todos os setores de um disco magnético onde os dados sensíveis estão alocados, de forma a eliminar a remanescência causada pela variação da posição do cabeçote magnético de escrita em um setor. Os discos são sobrescritos em três etapas, cada uma delas utilizando um padrão de bits diferente. Pode não ser totalmente eficaz, assim, é mais recomendável a destruição física do disco.

Padrão Alemão BSI Verschlusssachen-IT-Richtlinien (VSITR)


Realizada pelo departamento federal alemão de TI, é similar ao anterior, porém utiliza sete etapas. Na primeira, um padrão de bits é escolhido e os setores sensíveis são sobrescritos com ele. Já na segunda, utiliza-se o complemento do padrão de bits da primeira para sobrescrever os mesmos setores. Depois de repetir essas etapas por três vezes, utiliza-se o padrão de bits "010101" para a sobrescrita.

 Algoritmo de Bruce Schneier

            Composto por sete etapas, grava "11111111" na primeira, "00000000" na segunda, e um padrão de bits aleatório nas etapas subsequentes. Superior ao anterior, já que a natureza aleatória dos padrões torna mais difícil o investigador fazer qualquer suposição sobre o que estava gravado anteriormente. Entretanto, torna-se bem caro criar o padrão aleatório de bits quando uma etapa de sobrescrição é realizada.

Algoritmo de Peter Gutmann

            Composto por trinta e cinco, é considerado padrão mais eficaz atualmente. Apesar de ser bastante seguro, é muito mais custoso que os anteriores, e o tempo vira um fator limitante.