Ferramentas

 A análise forense computacional necessita de um conjunto de ferramentas que ajudarão o investigador a coletar, documentar, preservar e processar as informações coletadas no sistema investigado. Este conjunto de ferramentas deve ter uma estação forense, que é o computador onde é feita a coleta e a análise das informações. Todos os dispositivos de hardware e softwares utilitários para realizar a análise das informações estão disponíveis nesta estação. Um notebook seria o ideal, pois tem alta mobilidade, além disso, a máquina teria que ter uma alta capacidade de processamento, armazenagem de dados e interface de rede. Em relação ao sistema operacional desta máquina, depende de cada investigador, mas o ambiente Linux possui uma grande vantagem em relação aos outros, pois ele oferece suporte a uma vasta variedade de sistemas de arquivos, como o FAT, NTFS e UFS. Mas, em algumas situações, é necessário utilizar a mesma plataforma do sistema a ser investigado. Para isso, pode-se instalar múltiplos sistemas operacionais nesta estação, possibilitando a escolha na inicialização ou através de programas como o VMWare.

Mas algumas vezes, a coleta de informações e a análise precisam ser feitas diretamente no sistema investigado.

Frequentemente, os invasores alteram alguns programas da máquina invadida, e assim, o investigador precisa de uma série de utilitários para fazer sua investigação. Como por exemplo, o CD ROM ISO 9660, que pode ser acessado por qualquer plataforma e contém diversos arquivos binários e scripts caso o investigador necessite. Outra ferramenta, às vezes necessária, é algum sistema operacional gravado em alguma mídia removível. Além disso, é preciso de ferramentas para desmontagem de máquinas, identificação, transporte e armazenagem dos materiais coletados, e documentação das atividades.
Devido às necessidades exclusivas da análise forense, foram criadas ferramentas especialmente desenvolvidas para essa investigação, e as mais importantes serão apresentadas a seguir.