JavaCard

É a tecnologia que permite que smart cards e similares rodem applets baseados em Java.
É utilizado principalmente em cartões SIM (celular GSM) e ATM (caixa eletrônico).
Como grande parte dos produtos Java, as especificações da plataforma do Javacard são desenvolvidas pela Sun Microsystems, subsidiária de Oracle Corporation. As principais características do projeto do Javacard são a segurança e a portabilidade.

          • Portabilidade: um mesmo applet Java pode rodar em mais de um cartão, mantendo as informações armazenadas em uma central virtual e facilitando a aquisição de um novo cartão, caso o anterior seja perdido ou roubado. Isso, no entanto, ainda não pôde ser posto em prática por problemas de quantidade de memória, performance de processamento e suporte (a Oracle vem estudando a compra de um lote de armazenamento, para a formação de um banco de dados capaz de dar suporte a toda a estrutura de Javacards já existente, além de uma margem para expansões).
          • Segurança: é provida por quatro pilares - o applet em si, que só responde à interface do dispositivo, a criptografia (cujos algoritmos mais recentes a Sun faz questão de manter em sigilo), o firewall interno e o encapsulamento de dados, que são armazenados na própria aplicação, separados do sistema operacional e do hardware. Esse encapsulamento em separado dos dados faz com que ataques de hackers ao sistema operacional não sejam capazes de penetrar na camada que contém os dados do cartão, protegendo de forma muito mais eficiente as informações do usuário.

A versão atual do sistema Javacard é a 3.0, lançada em 2008. Esta versão corrigiu alguns bugs presentes na versão 2.2, além de terem sido adicionados novos algoritmos de encriptação (mantidos em sigilo total pela Oracle). A compatibilidade reversa, já presente em versões anteriores, foi mantida.

 

topo