Perguntas

Clique na pergunta para ver a resposta
1 - O que um smart card pode ter que o torna mais seguro do que um cartão convencional?
Com a maior capacidade para armazenamento de dados, um smart card pode ter algoritmos de encriptação mais sofisticados e guardar senhas, PINs e informações biométricas do usuário, tornando impossível que um cartão furtado seja utilizado.
2 - Qual a grande desvantagem do uso de um smart card único, com diversas funções? Como isso pode ser consertado?
Se a pessoa usa apenas um smart card reunindo todas as suas informações, a perda ou furto do cartão significa - além da inevitável burocracia para cancelamento do cartão e recuperação das informações - a possibilidade de uso deste por outra pessoa. Isso pode ser consertado com duas atitudes: a instituição de segurança biométrica, que impede que alguém que não o titular do cartão o utilize, e de portabilidade, que permite que o cartão perdido seja cancelado sem perda de informações.
3 - Que propriedades do JavaCard aumentam a segurança das informações nele contidas?
O fato de o applet só responder à própria interface do dispositivo, o firewall interno, a criptografia das informações e o encapsulamento destas de forma separada do sistema operacional, de maneira que, caso haja uma invasão ao OS, não se chegue de imediato aos dados.
4 - Qual a diferença prática entre smart cards com e sem microprocessador?
Um smart card sem microprocessador é capaz apenas de escrever e ler informações, servindo somente para armazenagem de dados. Já o smart card com microprocessador pode também realizar operações matemáticas e lógicas com as informações, como, por exemplo, a soma do total gasto em um cartão de crédito ou a ordenação alfabético das locações em um cartão de biblioteca.
5 - Cite 5 aplicações possíveis para os smart cards.
Cartões de crédito e débito, celulares GSM, identificação pessoal, transporte público, cartão de biblioteca, cartão para televisão paga...