Redes I - 2013/1
Esteganálise


         A esteganografia é uma boa maneira de se esconder informações, mas as técnicas de esteganografia não são totalmente seguras, a grande maioria é sujeita a falhas ou inserem padrões que são detectáveis, portanto não há garantia de que a mensagem escondida não será descoberta. A esteganálise pesquisa métodos capazes de descobrir se existe alguma mensagem escondida utilizando esteganografia.

         Com o avanço da tecnologia, as técnicas de esteganografia tornaram-se mais eficientes, e por causa disso extrair as mensagens escondidas fica cada vez mais difícil. Por isso os estudos atuais de esteganálise estão voltados para detectar a presença de mensagens escondidas e não extrai-las.

         Uma técnica de esteganálise muito utiliza em imagens digitais é chamada de ataques aurais.

         É muito comum que os bits menos significativos de imagens sejam alterados com o objetivo de esconder informações. Os ataques aurais tem por objetivo identificar estas alterações nos bits menos significativos das imagens.

         Em uma imagem digital retira-se todos os bits mais significativos, deixando apenas os bits menos significativos da imagem. Desta forma, é formado um quadro bicolor de pixels. Após a realização deste procedimento nota-se um comportamento estatisticamente anormal quanto a frequência dos bits.

         A seguir são mostradas duas figuras, a figura 1 é uma figura normal, sem nenhum tipo de ataque. Mas a figura 2 é a figura 1 após sofre um ataque aural. Podemos notar algumas manchas brancas na segunda imagem, o que indica um comportamento anormal dos bits, e portanto pode haver uma mensagem escondida.

         Vale ressaltar que esta técnica é capaz de indicar locais onde pode haver possíveis mensagem escondidas, entretanto ela não consegue extrair essas mensagens.




Figura 1. Extraída de Esteganografia em imagens digitais





Figura 2. Extraída de Esteganografia em imagens digitais
Topo