5. Comunidade Brasileira

Em 2013 a previsão de crescimento na área de cloud computing no Brasil é de 74% comparado ao ano anterior. O estudo realizado pela Frost & Sullivan, potencializa ainda mais o desenvolvimento do OpenStack em solo brasileiro, já que o software tem se tornado padrão na nuvem.

De olho no potencial do nosso mercado, a OpenStack Foundation realizou em maio de 2013, o primeiro treinamento no país, afim de melhor capacitar os desenvolvedores. O evento que ocorreu na cidade de São Paulo, foi organizado pela DualTec Cloud.

No início de 2012, a ALOG foi o primeiro data center no país a aderir ao projeto.

Ao todo estão sendo investidos 200 milhões de reais para que o Serviço de Processamento de Dados(SERPRO) possa concluir sua migração de serviços em nuvem para OpenStack. O projeto do governo federal tem previsão de conclusão para agosto de 2013. A SERPRO já disponibiliza para o ministério de planejamento, ambientes de desenvolvimento em nuvem privada baseada no open source.

Quanto maior o público que usa soluções tecnológicas, mais interessante é o uso do software livre. A expectativa é expandir a solução para o ministério da fazenda, ministério da justiça e receita federal.