1. Introdução

Cloud computing é uma tecnologia que tem ganhado grande relevância e já se tornou indispensável para usuários domésticos e empresas que necessitam de espaço para armazenamento ou mesmo suprir uma alta taxa de processamento(servidores).

Esse modelo se chama “Infrastructure as a Service”, também conhecido como IaaS, os usuários criam computadores virtuais em quantidade demandada e os acessam remotamente. Pode ser gratuito ou pay-per-use(só paga se usar).

Existem grandes plataformas de computação em nuvem que oferecem esse tipo de serviço, como: a Google Apps, VMWare, Microsoft Azures, Amazon Web Services, Rackspace Cloud e entre outros.

As vantagens são: a agilidade no provisionamento do hardware, melhor aproveitamento dos recursos computacionais, elasticidade (quando houver a necessidade de maior taxa de processamento ou armazenamento, esta será oferecida, criado novas instâncias de servidores).

A desvantagem é que ao mover uma aplicação para a nuvem, o usuário acaba se tornando “refém” do provedor contratado, já que todos estes são incompatíveis uns com os outros.