Identificando um Spam

 

        O Spam, não é algo fácil de se acabar, por mais que existam várias empresas e até mesmo governos se esforçando para tal, criando bases de dados e buscando formas de identificação. Embora seja difícil exterminá-los, existem porém meios de evitá-los e alguns métodos de prevenção.

 

        Existem algumas caracteristicas principais nos Spams mais comuns na internet, conhecendo-as é possível tomar as devidas atitudes para evitá-los e não ser pego de surpresa com um e-mail indesejável desse tipo. Nem sempre todas essas características estarão presentes no mesmo Spam, assim como podem existir Spams que não tem estas características, mas a presença de algumas dessas propriedades já é o suficiente para levantar suspeitas sobre este e-mail em questão.

 

Cabeçalho Suspeito:

 

        O Cabeçalho do e-mail está incompleto, sem remetente, destinatário ou ambos aparecem como nomes genéricos (amigo@, suporte@, etc.).

O caso mais comum é a omissão do destinatário, pois em geral são colocados listas muito grandes de e-mail como destinatários, porém na parte de cópia oculta para o usuário não veja.

 

 

Assunto Suspeito:

 

        O campo de assunto do e-mail é a maior arma que os spammers tem, uma armadilha para os usuários. É nesse campo, aonde eles tentem chamar a atenção do destinatário com textos atraentes, dizendo falsas informações importantes ( Fingem ser mensagens de bancos e outras empresas, de amigos, oportunidades interessantes, entre outros ), muito vagos (confundindo os filtros de Spam e despertando a curiosidade do usuário.) ou com ultimatos ( Com frases como, ultimo dia, ultima chance, ultimo aviso, etc)

 

<< >>