Tipos de Spam

 

        O spam pode ter diversas utilidades nas quais as principais são as propagandas e o envio de arquivos maliciosos (como virus e cavalos de troia). Mas nem todos possuem intenções de prejudicar o usuário e constituem apenas um incômodo. Os principais tipos de spam são:

 

 

Boatos(Hoaxes):

 

       São histórias falsas que podem ser enviadas com o intuito de alarmar ou iludir os usuários, normalmente atribuídas a alguma personalidade, imprensa, órgão governamental, autoridade, empresa ou entidade de pesquisa. Devido a falta de critérios dos usuários, esse tipo de informação se espalha com certa velocidade e pode causar danos a reputação de terceiros.

 

 

Correntes (Chain Letters):

 

        Funcionam semelhantes as antigas cartas de corrente, em que o envio de determidada mensagem para outros usuários estaria ligado a algum tipo de superstição. Na maioria das vezes é apenas incomodo, mas pode ser usado como veículo de propagação de sites maliciosos devido ao grande alcance desses e-mails.

 

 

Propagandas:

 

        Representam grande parte dos spam enviados e seus conteúdos variam desde propagandas políticas até anúncios ilegais. Em alguns casos os e-mails são enviados por empresas conhecidas, que obtém os dados e enviam e-mails com propagandas de produtos. Como no Brasil não há legislação sobre isso, essas empresas podem fazer isso de forma legal. Muitas empresas pouco conhecidas utilizam do spam como forma de publicidade, por constituir um meio barato e de fácil acesso. Mas em muitos casos, os spammers fazem propaganda de produtos ilegais, como medicamentos, produtos falsificados, contrabandeados ou proibidos pela legislação local. Também constituem um potencial para envio de vírus.

 

 

Golpes (Scam):

 

        Tratam de falsas oportunidades ou promessas de resultados falsos de produtos. A venda de produtos ou tratamentos miraculosos, oportunidades de empregos fáceis e bem remunerados, empréstimos bancários, são sempre formas de receber alguma quantia em dinheiro prometendo benefícios em troca.

 

 

Estelionato:

 

        Hackers utilizam desses tipos de e-mail para se passar por bancos ou empresas e obter informações confidenciais como senhas de banco e cartão de crédito, utilizando esses dados para compras ou roubos. O pouco conhecimento de muitos clientes sobre segurança na rede faz com que esse meio seja ainda muito eficaz para roubar os usuários.

 

 

Ofensivos:

 

        Divulgam conteúdos agressivos ilegais, visando atacar determinado grupo social ou divulgar ideologias como racismo, xenofobia, pedofilia, apologia a violência ou drogas.

 

 

Virus (Virus, Worms, Cavalo de Troia):

 

        São spam que tem por finalidade atacar diretamente o computador do usuário, seja para a obtenção de dados (como acessos a sites de bancos, roubos de arquivos particulares ou confidenciais), para utilização do computador por hackers (como parte de redes zumbis) ou para simplesmente danificar o computador. Podem ser enviados como correntes, propagandas, boatos ou como links de vídeos, fotos ou sites que possam interessar os usuários.

 

<< >>