Histórico
Conceitos Básicos
Camadas de Rede
Mensagens - Tipos de quadros
Transferência de mensagens
Codificação,Temporização e Sincronização
Detecção, controle e sinalização de erros
Dicionário de dados
Arquitetura
Conclusão
Referências bibliográficas
Perguntas

Camadas de Rede


1. Modelo OSI

     A arquitetura de rede é organizada em camadas, múdulos específicos e bem definidos que entregam o mesmo serviço e recebem o mesmo serviço, tornando fácil possíveis modificações e desenvolvimento de aplicações. Cada uma delas possui uma tarefa bem definida. o caso da Rede CAN, o protocolo CAN é dividido em três camadas: OBJETO TRANSFERÊNCIA FÍSICA As camadas objeto e de transferência são equivalentes à camada de enlace do modelo OSI.

1.1 Camada de Enlace

[EM CONSTRUÇÃO....]

1.12 Camada Física

     No modelo OSI camada física é responsável por lidar com bits individuais e está ligada diretamente ao meio físico de transmissão. Assim como a camada de enlace, também depende de um protocolo específico empregado a ela. As características de bits como temporização, sinalização e níveis de sinal também são definidas por essa camada. Na norma CAN da Bosch a descrição da camada física fica limitada a definição da temporização, codificação e sincronização dos bits, sendo que as demais características, como conectores e os níveis dos sinais, não são cobertas pela norma (Di Natale et al., 2012), dessa forma, outras normas foram criadas para contemplar essas características.

1.3 Normas e Aplicações

     Os fundamentos do CAN são especificados por duas normas: a ISO11898 e a ISO11519-2. A primeira, ISO11898 determina as características de uma rede trabalhando com alta velocidade de transmissão de dados (de 125Kbps a 1Mbps) ISO11519-2, determina as características de uma rede trabalhando com baixa velocidade (de 10Kbps a 125Kbps). Ambos os padrões especificam as camadas Física e de Dados, respectivamente 1 e 2

     Os padrões equivalentes às camadas de 3 à 7 utilizados em redes CAN são característicos de acordo com sua aplicação e dizem respeito à especificações como cabeamento, conectores, mensagens requeridas

[EM CONSTRUÇÃO....]

     Protocolos: NMEA 2000: aplicações navais e aéreas; SAE J1939: aplicações automotivas; DIN 9684 – LBS: aplicações agrícolas; ISO 11783: aplicações agrícolas.

[EM CONSTRUÇÃO....]

Codificação, Temporização e Sincronização (Bit Timming)

     "O CAN é um protocolo de comunicação serial síncrono. O sincronismo entre os módulos conectados a rede é feito em relação ao início de cada mensagem lançada ao barramento (evento que ocorre em intervalos de tempo conhecidos e regulares)" Guimarães [INSERIR CITAÇÃO DA FORMA CORRETA]

     Segundo a norma ISO 11898-2 definimos por sinal recessivo o nível lógico 1 e dominante o nível lógico 0. No que corresponde a camada de rede, o protocolo CAN utiliza NRZ (Non Returno to Zero) como codificação de bit. NRZ consiste em níveis lógicos serem representados por um níveis de tensão definidos .

     O CAN permite que o usuário defina a taxa que os bits são amostrados, de forma que seja possível otimizar a rede de acordo com a aplicação.

[EM CONSTRUÇÃO...]

     Tempo de Bit Nominal (NBT) é definido por segmentos não sobrepostos, suas durações s]ao múltiplos de unidades de tempo, que chamaremos de TQ. Eles são:

     Segemento de Sincronização: é o primeiro segmento no NBT e é usado para sincronizar os nós no barramento. SyncSeg é fixado em 1TQ.

     Segmento de Propagação: existe para compensar atrasos físicos entre os nós. O atraso de propagação é definido como o dobro da soma do sinal tempo de propagação no barramento, incluindo outros atrasos. O PropSeg é programável de 1 a 8TQ.

     Segmento de Fase 1 (PS1) e Segmento de Fase 2(PS2): são usados para compensar erros de fase de borda no barramento, PS1 pode ser alindado e PS2 encurtado por ressincronização. PS1 é programável de 1 - 8TQ e PS2 é programável de 2 - 8TQ.

2.

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação - DEL

Autores: Marina Lacerda, Tamine Alves e Yan Nascimento