ACARS

(Aircraft Communications Addressing and Reporting System)

Arquitetura:

Aviônica da aeronave: Inclui os sistemas de comunicação e processamento de dados necessários para suportar o ACARS. Isso geralmente envolve computadores embarcados, antenas de comunicação e interfaces de dados.

Estação terrestre da operadora: É responsável por receber e enviar mensagens para a aeronave. Ela é conectada à rede de comunicação da operadora e possui servidores e sistemas de processamento para gerenciar as mensagens ACARS.

Funcionamento:

Comunicação de dados: A aeronave utiliza rádio VHF (Very High Frequency) ou satélites para se comunicar com a estação terrestre da operadora. A escolha da comunicação depende da disponibilidade e cobertura na região.

Mensagens ACARS: O ACARS permite a troca de mensagens entre a aeronave e a estação terrestre. As mensagens podem abranger diversas informações, como dados de voo, atualizações meteorológicas, solicitações de manutenção, relatórios de incidentes, entre outros.

Endereçamento e roteamento: Cada mensagem ACARS é endereçada especificamente para a operadora aérea e a aeronave destinatária. O sistema de endereçamento permite que as mensagens sejam direcionadas corretamente.

Protocolos de comunicação: O ACARS utiliza protocolos de comunicação padronizados para transmitir as mensagens entre a aeronave e a estação terrestre. Geralmente, esses protocolos incluem o uso de formatos de mensagem específicos e algoritmos de correção de erros para garantir a confiabilidade da comunicação.

Resposta e feedback: Após receber uma mensagem, a estação terrestre da operadora pode enviar uma resposta ou feedback para a aeronave, permitindo uma comunicação bidirecional.

Protocolo de aplicação:

O protocolo de aplicação mais usado no ACARS é o protocolo ARINC 618. Este é um padrão amplamente adotado na indústria da aviação para a troca de mensagens de dados entre aeronaves e operadoras aéreas.

O ARINC 618 define a estrutura e o formato das mensagens de dados transmitidas pelo ACARS. Ele especifica os campos e parâmetros necessários para transmitir informações relevantes - como dados de voo, mensagens de texto, relatórios operacionais e outras informações relacionadas à aeronave - e utiliza o formato de mensagem binária para garantir a eficiência e a integridade dos dados transmitidos. As mensagens são divididas em campos que contêm informações específicas e são organizadas de acordo com uma estrutura padronizada.

Protocolo de enlace de dados VHF (Very High Frequency):

O protocolo de comunicação mais comum nesse caso é o VDL Mode 2 (VHF Data Link Mode 2).

O VDL Mode 2 é um protocolo de enlace de dados específico para comunicação de dados entre aeronaves e estações terrestres via rádio VHF. Ele fornece uma conexão digital bidirecional, permitindo a transferência eficiente de mensagens ACARS e outras informações relevantes.

O VDL Mode 2 utiliza a técnica de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA - Time Division Multiple Access) para dividir o tempo de transmissão em intervalos regulares, permitindo que várias aeronaves compartilhem o mesmo canal de comunicação sem interferências.

Protocolo de enlace de dados HF (High Frequency):

O protocolo de comunicação mais comum nesse caso é o HFDL (High Frequency Data Link), também conhecido como HF-ACARS.

O HFDL é um protocolo de enlace de dados usado para a comunicação entre aeronaves e estações terrestres por meio de rádio HF. Ele é majoritariamente usado para receber informações sobre as condições climáticas e para enviar informações de manutenção da aeronave. A sua adição ao sistema veio para facilitar a comunicação em regiões polares.

Benefícios:

- Comunicação eficiente: O ACARS permite uma comunicação eficiente e rápida entre a aeronave e a estação terrestre da operadora. Mensagens de texto, atualizações de voo e outras informações podem ser transmitidas instantaneamente, melhorando a coordenação e o fluxo de informações.

- Monitoramento e relatórios operacionais: O ACARS possibilita o monitoramento em tempo real de dados operacionais, como posição, velocidade, altitude e consumo de combustível. Essas informações são valiosas para a operadora aérea, permitindo uma melhor tomada de decisão e planejamento eficiente.

- Manutenção e diagnóstico: O ACARS facilita o envio de mensagens relacionadas à manutenção da aeronave. Isso inclui relatórios de falhas, solicitações de manutenção e acompanhamento de reparos. Essa funcionalidade auxilia na manutenção preventiva e na resolução rápida de problemas.

- Segurança e emergências: O ACARS permite a comunicação rápida em situações de emergência. A tripulação da aeronave pode enviar mensagens de alerta e solicitar assistência imediata, contribuindo para a segurança dos passageiros e da aeronave.

Desafios:

- Cobertura de comunicação: O ACARS depende da disponibilidade de comunicação via rádio VHF, satélite ou outras tecnologias. Em áreas remotas ou em altitudes elevadas, pode haver desafios de cobertura, resultando em limitações de comunicação.

- Segurança cibernética: Como o ACARS transmite informações críticas, a segurança cibernética é uma preocupação importante. É essencial adotar medidas robustas de proteção contra ataques cibernéticos, garantindo a confidencialidade e a integridade dos dados transmitidos.

- Complexidade e custo: A implementação e a manutenção do ACARS exigem recursos técnicos e financeiros significativos. As aeronaves devem ser equipadas com sistemas de comunicação adequados, e as operadoras precisam investir em infraestrutura de suporte, treinamento e gerenciamento de dados.

- Integração e padronização: O ACARS pode enfrentar desafios de integração e interoperabilidade entre diferentes aeronaves, operadoras e sistemas de comunicação. A padronização de protocolos e formatos de mensagem é fundamental para garantir a compatibilidade e a eficácia do sistema.