ADS-B

(Automatic Dependent Surveillance-Broadcast)

Funcionamento:

O ADS-B funciona através de transmissões de rádio feitas por aeronaves que possuem transponders ADS-B. Esses transponders contam com receptores GPS que determinam com precisão a posição da aeronave, além de outros sensores que fornecem informações adicionais, como velocidade, altitude e direção.

Arquitetura:

A arquitetura do ADS-B consiste em três componentes principais:

1 - Aeronave: Cada aeronave equipada com ADS-B Out transmite regularmente seus dados - como identificação, posição, velocidade, altitude e outras informações relevantes - em pacotes de dados contínuos.

2 - Estações terrestres (ground stations): São estações fixas localizadas no solo que recebem os pacotes de dados transmitidos pelas aeronaves ADS-B. Essas estações terrestres processam e encaminham as informações para os sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo.

3 - Exibição e processamento: Os dados recebidos pelas estações terrestres podem ser visualizados em tempo real pelos controladores de tráfego aéreo, permitindo que eles monitorem a posição e o movimento das aeronaves. Além disso, as informações ADS-B podem ser transmitidas para outras aeronaves equipadas com ADS-B In, permitindo que os pilotos vejam as posições relativas das outras aeronaves em seus sistemas de exibição.

Protocolo de transmissão:

O ADS-B utiliza a comunicação por rádio como seu protocolo de transmissão. Através do ADS-B Out, as aeronaves transmitem pacotes de dados que incluem informações como identificação, posição, velocidade e altitude. Esses pacotes são enviados em uma frequência específica, normalmente na faixa de 1090 MHz (Modo S), ou em algumas situações, na faixa de 978 MHz (ADS-B UAT - Universal Access Transceiver).

Os pacotes de dados do ADS-B são transmitidos em intervalos regulares de tempo, geralmente a cada segundo ou até mais frequentemente, dependendo das configurações da aeronave. Cada pacote de dados contém informações codificadas que podem ser interpretadas por estações terrestres e outras aeronaves equipadas com receptores ADS-B.

Protocolo de recepção:

O protocolo de recepção do ADS-B envolve as estações terrestres e as aeronaves equipadas com receptores ADS-B In. As estações terrestres recebem as transmissões ADS-B das aeronaves e processam os pacotes de dados para fornecer informações de tráfego aéreo aos controladores.

No caso das aeronaves equipadas com ADS-B In, os receptores ADS-B captam as transmissões das outras aeronaves ao redor. Essas informações são então exibidas nos sistemas de exibição dos pilotos, permitindo que eles visualizem a posição e o movimento das aeronaves próximas.

Benefícios:

- Melhor precisão e integridade das informações de posição e velocidade das aeronaves, o que ajuda a melhorar a segurança do voo e a prevenir colisões.

- Maior capacidade de vigilância do tráfego aéreo, especialmente em áreas onde a cobertura de radar convencional é limitada.

- Melhor eficiência na gestão do espaço aéreo e no planejamento de rotas, permitindo uma utilização mais eficiente dos corredores aéreos.

- Melhor monitoramento de aeronaves em tempo real, auxiliando em situações de busca e resgate.

- Facilitação da implementação de procedimentos de gerenciamento de tráfego aéreo baseados em desempenho.

Desafios:

- Cobertura e alcance limitados: A cobertura ADS-B depende da presença de estações terrestres ou receptores a bordo de outras aeronaves. Em áreas remotas, o alcance das estações terrestres pode ser limitado, resultando em áreas com cobertura deficiente ou inexistente.

- Integridade e segurança dos dados: O ADS-B é baseado em transmissões de rádio não criptografadas, o que torna as informações vulneráveis a interferências maliciosas ou falsificações.

- Atualização da frota existente: A implementação do ADS-B requer que as aeronaves sejam equipadas com transponders ADS-B Out. Isso implica custos significativos para as companhias aéreas e proprietários de aeronaves.

- Questões de privacidade: O ADS-B envolve a transmissão contínua de informações de posição e identificação das aeronaves. Isso pode levantar preocupações com relação à privacidade dos operadores de aeronaves e passageiros, uma vez que suas informações podem ser rastreadas e monitoradas por terceiros.

- Cooperação internacional e padronização: A implementação efetiva do ADS-B requer cooperação e padronização internacional para garantir a interoperabilidade entre diferentes países e regiões.