Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Impactos

Aplicações VoIP

O Voice over Internet Protocol (VoIP) é um conjunto de tecnologias utilizadas para fornecer um serviço de transmissão de voz sobre uma rede IP, na qual a voz é digitalizada em pacotes e enviada pela rede. Como o IP não possui mecanismos de segurança integrados, os protocolos IPSec podem ser implementados sobre aplicações VoIP para garantir segurança e confiabilidade, o que é chamado de Voice Over IPSec (VoIPSec).

No entanto, quando o VoIPSec é implementado, o tráfego original passa a ser afetado por dois novos fatores: o aumento no tamanho do pacote IP, devido à inserção dos cabeçalhos ESP e AH, além do tempo necessário para realizar sua encriptação. A aplicação desses recursos pode influenciar diversos elementos da performance dessas aplicações, como a taxa de transferência (throughput), taxa de perda de pacotes, latência e jitter.

Na aplicação da tecnologia VoIPSec em redes sem fio como Bluetooth e 802.11 (Wi-Fi), por exemplo, ocorre um decremento da média MOS (Mean Opinion Score), isto é, uma métrica de qualidade obtida pela satisfação dos usuários de comunicações de voz, quando comparada a esse mesmo tipo de conexão sem a utilização de mecanismos IPSec. Entretanto, o overhead gerado pelo uso do IPSec é menor em comparação ao overhead gerado por essas transmissões de voz em sua ausência. 

Para tentar mitigar o overhead gerado pela implementação do VoIPSec, podem ser implementados alguns elementos, tais como o uso do cIPsec, um método de compressão de cabeçalhos.

Aplicações de vídeo

Aplicações de vídeo, assim como as aplicações VoIP, lidam com multimídia em tempo real, e, portanto, estão sujeitas aos mesmos impactos gerados pela aplicação dos protocolos IPSec.  Contudo, em estudos nos quais são analisados fatores referentes a performance, tais como atrasos, taxa de perda de pacotes e jitter, é observado que a utilização dos protocolos IPSec na transmissão de vídeo não resulta em uma deterioração significativa na qualidade, sendo a compressão sofrida por conta de codificadores de áudio e vídeo o fator de maior atuação.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑