Data Centres Networks


Home
Introdução
Sumário
Multi-homing & BGP
Topologia
Equipamentos & Segurança
BGP

Nos últimos anos a Internet se propagou de maneira bastante veloz. As nova tecnologias foram aparecendo e as aplicações se multiplicando fazendo parte do dia-a-dia das pessoas.  Apesar de poucas pessoas saberem o que é um Data Center com certeza a maioria delas utiliza diariamente.

            O foco do trabalho, entretanto, é para redes de Data Center. Existem vários tipo de topologia de redes. A topologia Mesh, por exemplo, não há centralização de informação e roteadores e computadores não possuem uma estrutura fixa nem regra para composição espacial. Existe também, topologias de hipercubo, ou cubo onde cada computador possui sua memória própria. Temos a topologia fat-tree que é a mais recomendada para Data Center. Em relação aos protocolos a serem utilizados. Eles podem variar de topologia para topologia. Deve-se utilizar BGP? Utiliza-se Spannig Tree Protocol?

             Além disso, a grande característica de um Data Center está na redundância, tanto física quanto lógica. Deve-se existir conexões de redundância multi-homed com a Intertnet? Deve-se utilizar BGP com multihoming?

            Este trabalho se dedica a explicar a topologia mais utilizada, fat tree, em Data Centers e como ela funciona. Também, explorar conceitos de conexões multihomed e BGP com a Internet.

            Novas pesquisas conexões de data centers atuais evitam inundações dentro da rede data center para comunicação interna. Portanto a topologia de barramento é considerada ultrapassada. Além do que, estudos da Universidade da California em San Diego apontaram que a inter domínio muitas vezes são o  gargalo do tráfego de pacotes e que é possível utilizar altas velocidade e Banda larga até end-users com e equipamentos de alta-qualidade.

Perguntas:

1-    1-  O que é a topologia fat-tree e  por que ela é recomendada para aplicação de Data Centers?

2-     2-  Por que a primeira vista ocorreu uma demanda muito grande, por partes de empresas de médio e grande porte, para Data Centers com o uso de protocolo BGP e hoje em dia é não é a primeira opção?

3-      3- O que é rota na origem? Como ela ocorre?

4-      4 - Por que as novas topologias de data centers estão evitando o uso de protocolos como RIP e OSPF?

5-      5 -Qual a importância do gerenciador de Racks em um Data Center?

 

Referências

Carlos A. B. Macapuna Chiristian Esteve Rothenberg, M. F. (s.d.). Controle distribuído em Redes de Data Center basesado em Gerenciadores de Rack e Serviço de Diretório/Topologia. Universidade Estadual de Campinas .

 

Cisco System. (2010). Tecnologias e configurações. Acesso em outubro de 2010, disponível em Cisco: http://www.cisco.com/en/US/tech/tk365/techonolgies configguration example 09186e00800945bj.shtml

Harris, R. (24 de Agosto de 2008). Acesso em outubro de 2010, disponível em SotorageMojo: http://storagemojo.com/2008/08/24/fat=trees=amd-skinny-switches

 

Mohammad Al-Fares, A. L. (2008). A Scalable, Commodity Data Center Network Architecture. University of California, San Diego .

a


Home | Introdução | Sumário | Multi-homing & BGP | Topologia | Equipamentos & Segurança | BGP

 A declaração de direitos autorais ou outra declaração de propriedade é exibida aqui.
Se você tiver problemas ou perguntas sobre este site, contate [EmailProjeto].
Última atualização: 02/11/10.