6. Aplicações e Projetos
Redes de sensores sem fio são capazes de coletar diversas características de um ambiente (temperatura, pressão, luminosidade, níveis de ruído, presença ou ausência de objetos, posição, velocidade, aceleração, concentração de uma substância). Essa capacidade permite que varias aplicações sejam realizadas.
6.1 Biomedicina
Uso de sensores inteligentes feitos de materiais sensíveis e circuitos integrados para coletar informações sobre o organismo humano. Esses sensores têm energia limitada, pouca capacidade de processamento e se comunicam com um computador externo, onde a aplicação gera informações relevantes aos médicos para que possam tomar alguma decisão clínica sobre um paciente.
Aplicações:
  • Interfaces para deficientes físicos.
  • Monitoramento integrado de pacientes, diagnóstico e administração de drogas.
  • Monitoramento de dados fisiológicos.
  • Monitoramento de médicos e pacientes em um hospital.
Em [4] é exposto um projeto nessa área de biomedicina feito pela universidade de Harvard, o CodeBlue: Wireless Sensor Networks for Medical Care. Esse projeto constitui em sensores que são colocados externamente a pele e que coletam o batimento cardíaco, a saturação de oxigênio (SpO2) e outros sinais vitais de pacientes para estudar procedimentos de ressuscitação.

6.2 Supervisão de Desastres Aéreos
Milhões de sensores são lançados de um avião e espalhados em áreas de desastres. Uma vez a área de desastre monitorada, os sensores podem alertar mudanças de situações ao observador.

6.3 Detector de Poluição
Sensores espalhados no mar e no ar podem colher dados sobre o nível de poluição na água e no ar.

6.4 Sistema de Transporte Inteligente
Redes de sensores sem fio podem ser usadas para monitorar o trânsito de veículos: a quantidade de veículos que passam em um determinado ponto, a velocidade média em uma via. Uma vez processados por uma aplicação, as informações geradas podem ser úteis no controle e previsão do tráfego.

6.5 Monitoramento de Animais
O comportamento de animais podem ser monitorados uma vez que um sensor esteja preso a ele. Esse monitoramento pode ir desde a simples localização de um animal até o monitoramento detalhado do comportamento de um bando.
Segundo [5] há um projeto de monitoramento de pássaros marinhos em uma pequena ilha da costa de Maine, o Wireless Sensor Network for Habitat Monitoring. A rede de sensores possui 32 nós e os dados podem ser acessados ao vivo via Web.

6.6 Monitoramento de Desastres Ambientais
Monitorar áreas com potencial para o aparecimento de desastres ambientais e assim permitir que medidas sejam tomadas para amenizar o impacto do desastre ou até então aprender a controlá-lo.
Exemplos de desastres ambientais que podem ser monitorados:
  • Furacões – usar sensores para aprender como os furacões se comportam e alertar os habitantes sobre o possível aparecimento.
  • Vulcões – redes de sensores sem fio podem monitorar vulcões ativos a fim de prevenir os habitantes visinhos quando o vulcão estiver prestes a entrar em erupção.
  • Queimadas – uma vez que uma rede de sensores sem fio esteja disposta de forma densa e aleatória em uma floresta, essa rede é capaz de localizar o foco do incêndio antes do fogo se tornar incontrolável.
  • Enchentes - redes de sensores podem detectar enchentes em locais menos acessíveis.
6.7 Controle
As redes de sensores sem fio podem ser usadas para controlar processos industriais, por exemplo, para testar o processo de manufatura de uma linha de montagem.
6.8 Militar
Redes de sensores sem fio pedem ser usadas para fins militares.
Exemplos:
  • Monitoramento de forças amigas, equipamento e munição.
  • Vigilância em campo de batalha.
  • Reconhecimento de forças inimigas e terreno.
  • Sistemas de mira.
  • Avaliação de danos em batalha.
  • Detecção e reconhecimento de ataques nucleares, biológicos ou químicos.
6.9 Agricultura de Precisão
Podemos monitorar a concentração de pesticidas na água, o grau de erosão do solo e o nível de poluição do ar, tudo em tempo real.
6.10 Aplicações Domésticas
Numa visão futurística, considerando o avanço das redes de sensores, sensores podem vir a ser embutidos em eletrodomésticos e outros (automação doméstica), proporcionando o surgimento de ambientes inteligentes, nos quais os eletrodomésticos, móveis, portas e outros poderiam se comunicar. Podemos então notar como as RSSFs são de grande utilidade para o desenvolvimento e a consolidação da computação ubíqua.