7. Considerações Finais
No decorrer de todo o trabalho, foi possível observar o grande potencial que as RSSFs possuem e como podem ser de grande utilidade em diversas áreas. No caso de aplicações que necessitam de dados em regiões remotas e/ou perigosas ou aplicações ligadas ao monitoramento de parâmetros biológicos, uma rede de sensores é essencial.
Apesar de apresentarem características comuns às redes móveis ad hoc, não podem ser abordadas e tratadas como tais, pois em RSSF, os nós têm baixa capacidade de energia e disponibilidade de memória. Assim, os protocolos de roteamento utilizados para redes ad hoc não são apropriados em RSSF, pois geram grandes tabelas de roteamento – memória insuficiente nos nós sensores –, além de não apresentarem suporte a agregação de dados e a criação e manutenção de rotas – importante quando se trata da energia dos nós.
Sendo assim, as RSSFs trazem novos conceitos e problemas, tais como: capacidade de auto-organização, topologia dinâmica, pouca disponibilidade de energia, fornecimento de informações atuais e corretas do fenômeno, etc. Isto apresenta uma série de novas oportunidades de pesquisa, bem como uma base para o desenvolvimento e concretização da computação ubíqua.