1. Introdução
Rede de Sensores sem fio é uma rede de área local sem fio composta por muitos nós, que são pequenos sensores com um alcance limitado para transmitir dados.
O objetivo principal é monitorar fenômenos em ambientes perigosos, de difícil acesso ou em ambientes de interação direta com um indivíduo e transmití-los em forma de dados. Cada nó de sensor gera e armazena dados independentemente dos outros, é menor e menos confiável do que um roteador tradicional, mas juntos são capazes de monitorar fenômenos complexos.
Vantagens de redes de sensores sem fio:
  • A aplicação de tecnologias de rede já existentes confere um custo menor e melhor desempenho ao sistema;
  • Permite o monitoramento de locais perigosos e de difícil acesso;
  • A combinação de sensores com diferentes freqüências confere maior precisão às medidas coletadas, mas para tanto, o posicionamento dos sensores tem que ser precisos e tem que haver sincronização entre eles.
Os dados coletados pelos sensores são amostras discretas, portanto apenas representam parte do fenômeno analisado.
Redes de Sensores sem Fio têm se mostrado uma área da computação com grande potencial em fazer parte da vida cotidiana das pessoas no futuro, levando a uma “simbiose” cada vez maior entre a máquina e o homem. O que nos leva ter essa visão do futuro é a gama de áreas em que redes de sensores podem ser utilizados: na medicina, no tráfego urbano, nas indústrias, no controle da poluição, no estudo e prevenção de desastres naturais, na automação doméstica, em ambientes inteligentes e outras.