Redes de Sensores Sem Fio
Universidade Federal do Rio de Janeiro

6. Desafios

Como toda tecnologia, as RSSFs ainda estão em desenvolvimento e evolução, então, consequentemente, vai apresentar alguns problemas/desafios a serem resolvidos durante esse processo. Alguns deles são:

Baixo tempo de vida dos nós: como são peças quase que independentes, os nós realizam muitas funções, tornando-os grandes consumidores de energia. Assim, conforme eles vão se desgastando o desempenho já não é o mesmo. Para solucionar o problema, deve-se buscar novas maneiras de fornecer energia aos nós ou fazer com que elesgastem menos energia.

Organização da rede: como a instalação, operação e manuteção é feita automaticamente pelos próprios nós, é necessário haver artifícios para que estes sejam capazes de manter a organização da rede.

Segurança: aumentar a segurança com pouca disponibilidade de recursos.

Confiabilidade: às vezes o ambiente no qual a rede se encontra dificulta a conexão entre os nós ou exige alto nível de precisão, então, deve-se garantir que a rede atribuída a tal ambiente consiga suprir a necessidade de passar as informações de forma funcional.

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"