Redes de Sensores Sem Fio
Universidade Federal do Rio de Janeiro

8. Perguntas

1) Em termos de implementação, quais as duas principais dificuldades que as RSSF possuem? Explique o porquê.

Por, na maioria das vezes, serem implementadas em locais de difícil acesso humano, essas redes não costumam ter manutenção e isso irá gerar os principais problemas, como: o baixo tempo de vida dos nós, que são grandes consumidores de energia e não temos como ficar renovando a energia deles sempre; e a confiabilidade das informações da rede, muitas vezes a conexão entre os nós é dificultada pelo ambiente em que se encontra.

2) Explique o conceito de auto-organização dentro do contexto desse tipo de rede.

Auto-organização diz respeito à capacidade de adaptação da estrutura com a ausência de um controle centralizado. Em termos práticos está relacionada ao auto-gerenciamento da topologia da rede.

3) Qual a disposição de rede sem fio mais usada para monitoramentos ambientais? Por quê?

A disposição de rede ponto a ponto em árvore. Isto pois esta configuração permite a regeneração dos caminhos das mensagens através dos roteadores sendo mais resistente a falha das unidades e a transmissão de sinais de pontos mais distantes para o coordenador da rede.

4) Quais as características que fazem com que o padrão ZigBee se destaque para o uso em Redes de Sensores sem Fio?

O ZigBee é o protocolo que permite, com maior facilidade as topografias de rede mais adequadas para RSSF, tem o melhor gasto de energia das unidades e é de licensa aberta sendo, assim, a mais usada em RSSF.

5) Cite duas vulnerabilidades relacionadas a camada física ocasionados pelas características desse tipo de rede.

Pelo fato das redes não serem monitoradas e não haver uma preocupação com a estrutura física, podemos considerar a danificação dos sensores e a interferência

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"