simple site builder


DEEP WEB


PRIVACIDADE E SEGURANÇA

 Segurança e privacidade podem ser aproximadas como grandezas inversamente proporcionais: caso queira-se ter muita segurança, perde-se privacidade, caso queira-se ter muita privacidade, perde-se segurança. Na deep web não seria diferente. Na internet comum, existe um certo equilíbrio entre essas grandezas, já na Deep Web, onde a privacidade é o principal para seus usuários, a segurança é quase nula. Hackers, botnets e malwares de todo tipo lesam usuários desavisados a todo momento.

 Como mencionado anteriormente, a rede é criptografada e descentralizada. Ela transfere seus dados de forma aleatória entre os nós da rede, sendo que a cada salto, uma nova camada de criptografia é gerada e a única informação que é transportada é o servidor de destino, deixando o usuário anônimo.

Quanto à segurança, a exemplo do TOR, a própria estrutura de garantia de anonimato induz algumas medidas. A camuflagem de IP se dá mudando-o a cada salto na rede, como pode ser visto na figura 1. O último IP, o da Dinamarca, será o que aparecerá como o IP do usuário, tornando o traceback praticamente impossível, já que o caminho até o último roteador é desconhecido pelo mesmo. O TOR também pode ser configurado em três níveis de segurança, limitando os recursos acessíveis a cada nível (figuras 2, 3 e 4). O que o torna perigoso é o download de qualquer tipo de arquivo, que pode conter malwares ou, no caso do conteúdo baixado ser ilegal, o usuário poderá enfrentar problemas judiciais.

De maneira geral, a Deep Web é vista como um ambiente hostil, servindo somente para atividades ilícitas e veladas dos olhos da justiça. Esse pensamento é correto tratando-se do subconjunto Dark Web, que, no entanto, encompassa apenas uma pequena parte de toda a Deep Web. 
Mobirise

Figura 11 - Configuração padrão de segurança do Navegador Tor.

"Nesse nível, todas as funcionalidades de navegação são habilitadas. Esta é a opção que garante mais usabilidade."

Conteúdo extraído do site: https://tb-manual.torproject.org/

Mobirise

Figura 12 - Modo "Mais seguro" (Médio) do Navegador Tor.

"Nesse nível, mídias de vídeo e áudio HTML5 tornam-se clique-para-exibir através do NoScript; toda otimização de performance JavaScript é desativada; algumas equações matemáticas podem não ser exibidas corretamente; alguns componentes de processamento de fonte são desativados; alguns tipos de imagens são desativados; Javascript é desativado como padrão em todos os sites que não sejam HTTPS"

Conteúdo extraído do site: https://tb-manual.torproject.org/

Mobirise

Figura 13 - Modo "Mais seguro" (Alto) do Navegador Tor.

"Nesse nível, mídias de vídeo e áudio HTML5 tornam-se clique-para-exibir através do NoScript; toda otimização de performance JavaScript é desativada; algumas equações matemáticas podem não ser exibidas corretamente; alguns componentes de processamento de fonte são desativados; alguns tipos de imagens são desativados; Javascript é desativado como padrão em todos os sites; a maioria dos formatos de vídeo e áudio é desativado; algumas fontes e ícones podem não ser exibidos corretamente."

Conteúdo extraído do site: https://tb-manual.torproject.org/

ALUNOS:
Luis Fernando Lins - luisfernandolins@poli.ufrj.br
Felipe Villela - felipevillela@poli.ufrj.br
Vitor de Azevedo - vitor.dazt@poli.ufrj.br

Matéria: Redes I - 2018.1