1. Histórico
2. Conceitos básicos
3. Arquitetura
4. Camadas de rede
5. Mensagens - Tipos de quadros
6. Codificação, temporização e sincronização
7. Transferência de mensagens
8. Tratamento de erros
9. Dicionário de dados
10. Conclusão
11. Referências bibliográficas
12. Perguntas

3.Arquitetura

1. Nós de uma rede CAN [1]

     Numa rede CAN, um nó é responsável por transmitir e receber as mensagens disponíveis no barramento. São necessários 3 componentes para executar essa função: um microcontrolador ou uma ECU (Electronic Control Unit ou Unidade de Controle Eletrônico, em português), um controlador CAN e um Transceptor (transmissor/receptor). O papel desempenhado por cada um desses componentes será apresentada abaixo.



Figura 3.1 - Diagrama de blocos do nó de uma rede CAN. (Fonte: Autor)

2. Barramento - Terminadores, Geometria e Gateway

     Em elétrica automotiva, o barramento é o meio pelo qual é feita a comunicação entre os módulos eletrônicos de um veículo. Os condutores utilizados para essa interligação são cabos trançados, como pode ser visto na seção de conceitos básicos. Apesar de parecer algo simples, alguns cuidados devem ser tomados durante o projeto e a montagem da interligação, como pode ser visto abaixo.

    1.1 Terminadores

     Os terminadores são impedâncias adicionadas nos extremos de um barramento ou linha de transmissão. No caso do barramento CAN são duas resistência de 120 ou 124 ohms (valor encontrado em diversas referências), cuja função é realizar o casamento de impedância da rede, garantindo que não haja reflexão do sinal.

Figura 3.2 - Topologia física da rede CAN. (Fonte: Autor)

    1.2 Geometria [1]

     Além das terminações, o comprimento do chicote elétrico (condutores) também é relevante para o funcionamento da rede. Isso acontece porque o sincronismo também depende do tempo de propagação das mensagens no barramento. A figura abaixo apresenta um diagrama com algumas especificações de dimensionamento.

Figura 3.3 - Especificações de dimensionamento do barramento CAN. Fonte: GUIMARÃES [1].

    1.3 Gateway

    Atualmente, o tipo de arquitetura mais empregada em veículos automotores é a distribuída. É necessário interligar os mais diversos módulos eletrônicos de controle espalhados em um veículo através de um protocolo de comunicação. Porém, nem sempre é possível utilizar um único protocolo para tal aplicação. Como fazer essa comunicação utilizando protocolos diferentes ou com velocidades de transmissões diferentes? A solução para esse problema são os gateways, esses módulos são utilizados para fazer interface entre sub-redes com procolos diferentes.

    A figura abaixo apresenta uma rede utilizando gateways para interligar sub-redes CAN com velocidades diferentes. O painel de instrumentos é o gateway dessa aplicação.



Figura 3.4 - Exemplo de uma rede CAN utilizando gateway. Fonte: Adaptado de GUIMARÃES [1].

3. Exemplo - Arduino

     Os microcontroladores mais comuns da plataforma Arduino, como o ATmega328p, não possuem controlador CAN incorporado. Porém, é possível fazer a expansão da placa para aplicação com rede CAN, como pode ser visto na figura abaixo. Nesta situação, o nó da rede é formado pelo microcontrolador do Arduino, se for o UNO é o ATmega328p, o controlador CAN MCP2515 e o Transceptor CAN TJA1050.

    Como funciona isso? É carregado um código com a implementação da rede CAN e tratamento dos dados dos respectivos nós. No primeiro nó, os microcontroladores ATmegas358p recebem, tratam e enviam os dados dos sensores no formato SPI para o módulo formado pelo MCP2515 e o TJA1050, onde são convertidos para o formato CAN e enviados para o barramento. No segundo nó, acontece o processo inverso, o MCP2515 e o TJA1050 convertem os dados recebidos para o formato SPI e enviam para o microcontrolador, onde o sinal é recebido e enviado para exibição no computador.

Figura 3.5 - Rede CAN utilizando a plataforma Arduino. Fonte: ELECTRONICS HUB [3].

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação - DEL

Autores: Marina Lacerda, Tamine Alves e Yan Nascimento