Um dicionário de dados é basicamente uma tabela com a relação de informações das mensagens a serem transmitidas numa rede CAN.
A implementação é feita via software, todos os módulos do barramento devem conter a mesma versão atualizada para efeitos de compatibilidade.
A tabela abaixo é um exemplo adaptado do dicionário apresentado em GUIMARÃES (2007). Embora não siga uma norma específica,
um dicionário de dados é uma forma de sistematização da rede. [1]
Segue uma análise do dicionário de dados da tabela 01.
Linha 1: Uma mensagem relacionada ao TPS é transmitida do nó da ECU1 (mestre) para o nó da ECU3 (escravo), via barramento com ID 0x112 e com uma taxa de transmissão de 200ms. Na matriz TX-RX, a célula da ECU2 está vazia, a mensagem estará no barramento e o nó da ECU2 irá ignorar, conforme visto na seção transferência de mensagens.
Linha 2: A análise da linha 2 é identica a da 1, mudando apenas as informações de cada célula.
Linha 3: Uma mensagem relacionada ao RPM da ventoinha é transmitida do nó da ECU2 (mestre) para o nó da ECU3 (escravo), via barramento com ID 0x314 e com uma taxa de transmissão de 200ms. Na matriz TX-RX, a célula da ECU1 está vazia, a mensagem estará no barramento e o nó da ECU1 irá ignorar.
Linha 4: A análise da linha 4 é identica a da 3, mudando apenas as informações de cada célula.
Linha 5: Uma mensagem relacionada ao acionamento do sistema é transmitida do nó da ECU3 (mestre) para os nós da ECU1 e ECU2 (escravos), via barramento com ID 0x516 e com uma taxa de transmissão de 200ms. Diferente dos casos anteriores, a matriz TX-RX está com todos as células completas, a rede possui um nó mestre e todos os outros são escravos.
Portanto, o dicionário de dados é uma ferramenta muito importante para relacionar, organizar e facilitar o entedimento das informações de cada mensagem. Além disso, pode-se observar a característica da rede CAN de ser multimestre. Os nós 1,2 e 3 assumem a função de mestre ou escravo em momentos difentes.
A animação abaixo apresenta a transmissão da mensagem 01 do dicionário para o barramento CAN.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação - DEL
Autores: Marina Lacerda, Tamine Alves e Yan Nascimento