1. Histórico
2. Conceitos básicos
3. Arquitetura
4. Camadas de rede
5. Mensagens - Tipos de quadros
6. Codificação, temporização e sincronização
7. Transferência de mensagens
8. Tratamento de erros
9. Dicionário de dados
10. Conclusão
11. Referências bibliográficas
12. Perguntas

5.Mensagens

Tipos de Mensagem

     Existem quatro tipos de mensagem ou frames definidos pela MAc:


     Data frame ; é a mensagem que contém informações a serem transmitidas do emissor ao receptor, possui 7 campos; o bit de início de frame , o campo de arbitração , o campo de controle , o campo de dados , o campo de CRC , o campo de acknowledgement (ou campo de recebido), e o campo de final de frame .
O bit de início de frame tem o propósito de sincronizar o barramento com o receptor, a transição do estado recessivo ( quando o barramento não está sendo utilizado) para o estado dominante marca o começo da transmissão serial dos bits de uma mensagem.
O campo de arbitração contém os códigos que permitem priorizar mensagens, também chamado de identificação, na versão padrão possui 12 bits; na versão estendida possui 32 bits. É importante notar que o código de identificação não identifica o destinatário, mas informa ao receptor (ou receptores) qual é o node emissor, isso simplifica a estrutura da rede, todos os nodes recebem as mesmas mensagens, mas realizam uma filtragem interna ao módulo CAN para decidir se devem aceitar a mensagem e agir sobre a informação, como se todos os nodes ouvissem, mas tivessem que decidir se vão prestar atenção.
O campo de controle é formado por 6 bits, 2 reservados para identificar se o frame é do tipo padrão ou estendido, e 4 bits para informar o tamanho do conteúdo dos dados. O tamanho do conteúdo varia de 0 a 8 bytes.
O campo de dados possui a mensagem que os diferentes nodes desejam transmitir, talvez por exemplo o controlador da temperatura do óleo do motor deseja mandar a mensagem para o painel do carro, é no campo de dados que essas informações em binário se encontram.
O campo de CRC possui o código de 16 bits gerado pela computação do algoritmo de CRC, é anexado a todas as mensagens transmitidas.
O campo de acknowledgement (ACK), possui dois bits, 1 para espaçamento e outro para registrar que a mensagem foi recebida sem erros, os receptores de uma mensagem sobrescrevem o valor recessivo com um valor dominante.
O campo de final de frame, serve como delimitador e marca o final de uma mensagem, possui 7 bits de valor recessivo.

     Remote Frame: Na realidade é uma requisição de reenvio de mensagem, no campo de identificação o código é da mensagem que deve ser repetida, também na identificação um bit específico para marcar se o frame é um data frame ou remote frame, é alterado para recessivo ( a identificação de remote frames). Possui os mesmos campos que o data frame, exceto que o campo de dados deve ser enviado vazio.

     Error Frame: é uma mensagem que serve para sinalizar a ocorrência de um erro ( ou vários), pode ser transmitida por qualquer node.

     Overload Frame: é uma frame para sinalizar que o receptor de uma mensagem precisa de mais tempo, isso é realizado por aumentar o tempo de delay da transmissão do próximo data frame ou remote frame.

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação - DEL

Autores: Marina Lacerda, Tamine Alves e Yan Nascimento