Consideracoes Iniciais
Home          Descricao

Um processo de autenticação tem como objetivo garantir o acesso à uma rede, e seus serviços, por usuários legítimos, e impedindo qualquer acesso não autorizado.
Muitos sistemas computacionais requerem que o usuário primeiramente passe por um processo de autenticação para que esteja devidamente identificado e habilitado a utilizar o sistema, antes de permitir o acesso deste usuário à rede. Sendo validado e autorizado, o usuário terá acesso garantido durante um determinado período de tempo estabelecido pelo sistema de autenticação, e terá que revalidar sua autorização quando este tempo se esgotar.
Enviando uma mensagem de request, o sistema é capaz de identificar múltiplos usuários. Tradicionalmente, este processo é realizado através do envio de uma senha (password) durante o login. No entanto, o envio de senhas através da rede não é seguro, uma vez que elas podem ser interceptadas por alguém que esteja vigiando a rede, com o objetivo de se fazer passar pelo usuário. Muitos serviços de rede aceitam sem maiores verificações as autenticações providas por uma máquina cliente, onde se encontra o usuário. Um serviço seguro de rede não se baseia apenas na integridade e veracidade de informações fornecidas somente por uma máquina cliente.
Dado este tipo de vulnerabilidade, o protocolo Kerberos realiza as autenticações utilizando criptografia. Dessa forma, não há o fornecimento de informações para pessoas que estejam intencionadas a adquirir a identidade de outra. O Kerberos questiona e autentica a identidade de um usuário toda vez em que este fizer a requisição de um serviço da rede, podendo aceitar ou negar a utilização do serviço pela máquina cliente.

Home          Descricao