Cross-Realm Authentication
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Um ambiente completo de Kerberos consistindo em um Servidor Kerberos, determinado número de clientes e de aplicações, requer as seguintes características:
  • Todos os usuários devem estar registrados no Servidor Kerberos, e suas senhas devem estar guardadas na Base de Dados.
  • O Servidor Kerberos, que também possui o registro de todos os servidores, deve compartilhar uma chave secreta com cada servidor.
Tal ambiente é chamado de realm. Redes de clientes e servidores pertencentes a diferentes organizações administrativas constituem diferentes realms. Usuários pertencentes a um realm podem precisar obter acesso a servidores em outros realms, como também servidores podem estar dispostos a proporcionar serviços a usuários de outros realms,uma vez que estes usuários estejam autenicados.
O Kerberos possui um mecanismo que suporta o cross-realm authentication, ou autenticação entre realms: O Servidor Kerberos, em cada interoperação entre realms, compartilha um chave secreta com o Servidor no outro realm. Os dois servidores estão registrados entre si, com mútua confiança.
A descrição do mecanismo é apresentada a seguir:
Um usuário que deseja acessar um serviço presente em um servidor pertencente a outro realm, precisa de um ticket para este servidor. A máquina cliente, onde está o usuário, segue os procedimentos necessários para a obtenção de acesso ao TGS local, para então fazer a requisição de um ticket granting ticket para um TGS remoto, isto é, em outro realm.
Feito isso, o usuário pode então pedir a este TGS remoto um service granting ticket para o servidor desejado.
O ticket apresentado ao servidor remoto contém a informação de qual realm o usuário foi originalmente autenticado. O servidor escolhe se vai atender ao pedido remoto.

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