Descricao

O Kerberos é um protocolo de autenticação de segurança de domínio público designado para uso em redes de computadores. A questão central baseia-se em um ambiente aberto e distribuído em que usuários em suas estações de trabalho desejam obter acesso à serviços disponibilizados por servidores distribuídos pela rede. A proposta do protocolo é oferecer as seguintes características:
Segurança: Impedir a obtenção das informações necessárias que permitam que alguém se identifique como outra pessoa. 
Confiabilidade: Os serviços que possuem o acesso controlado pelo protocolo só estarão disponíveis se o Kerberos também estiver. Para ser altamente confiável, o protocolo utiliza uma arquitetura distribuída de servidores, com os sistemas habilitados a fazerem backup de outros.
Transparência: O usuário não deve tomar conhecimento do processo de autenticação em si, a não ser pela  requisição de uma senha.
Escalabilidade: Capacidade de suportar um grande número de clientes e servidores.

O funcionamento básico consiste em autenticar os usuários para aplicações de redes, utilizando:
  • Um ticket: um tipo de certificado que informa, com segurança, a identidade do usuário para quem o ticket foi originalmente concedido.
  • Um autenticador: uma credencial gerada pelo cliente com informações que são comparadas com as informações do ticket, para garantir que o cliente que está apresentando o ticket é o mesmo para o qual o ticket foi concedido.
  • Um centro de distribuição de chaves: para acessar uma aplicação, o usuário obtém temporariamente tickets válidos através do centro de distribuição de chaves e ratificam os tickets com o autenticador. A aplicação examina o ticket e o autenticador quanto à validade e concede acesso caso sejam válidos.

Uma estação de trabalho, caracterizada como uma máquina cliente, não é confiável para a correta identificação de seus usuários para a utilização de serviços disponíveis na rede. As principais ameaças podem são descritas a seguir:
  • Um usuário pode obter acesso a uma determinada máquina cliente e fingir ser outro usuário, operando através daquele cliente.
  • Um usuário pode alterar o endereço da máquina cliente na rede, de forma que as mensagens de request provenientes desta máquina sejam vistas como vindas de uma outra máquina.
  • Um usuário pode obter acesso a um servidor ou desfazer operações.

Ao invés de construir um protocolo de autenticação para cada servidor, O Kerberos utiliza um servidor de autenticação central, responsável pela autenticação de usuários para servidores e vice-versa.