Aplicações

A tecnologia de RFID se destaca pela sua versatilidade quando aplicada em situações no mundo real. A necessidade de identificação e rastreamento se mostrou essencial para muitas diversas áreas. Essa aplicação abrangente também causou um ciclo de investimento no aprimoramento da tecnologia, resultando que ela se tornasse viável em cada vez mais cenários. Seguem então alguns desses:

Pagamentos automáticos: Provavelmente o exemplo mais conhecido pela maior parte da população, a identificação do RFID permite que sejam feitos pagamentos com extrema rapidez. Ele é implementado em sistemas de bilhete de transporte público, pagamento de pedágio e, mais recentemente, pagamento pelo celular. Dado os dados identificadores nas tags, o sistema automaticamente debita o valor da conta do cliente em segundos, sem troca de papel moeda [14][22].

Substituto ao código de barras: O RFID oferece uma série de vantagens sobre o uso do código de barras. Primeiramente, ele não exige contato visual direto com a tag, o que agiliza o processo de leitura. Além disso, com protocolos anti-colisão múltiplos itens podem ser lidos simultaneamente, agilizando ainda mais leituras em massa. Um supermercado implementado com RFID, por exemplo, poderia verificar uma cesta de compras com uma só leitura no caixa. Além disso, informações relevantes podem ser adicionadas diretamente à tag, não exigindo uma leitura num banco de dados, algo especialmente útil em bibliotecas [5][18].

Soluções em supply chain: Devido a necessidade de integração do processo produtivo, desde a matéria-prima ao cliente final, o RFID se destacou na capacidade de prover informações precisas sobre a localização e características de produtos e níveis de inventário. A precisão e velocidade dessas informações permite decisões mais rápidas que diminuem o custo de inventário e agilizam o processo produtivo [14][15].

Pecuária: O uso de tags de RFID também pode ser feito diretamente sobre animais. A complexidade de gestão de fazendas com centenas ou milhares de animais exige que tecnologias inovadoras sejam implementadas para monitoramento desses animais. Neste caso, o RFID não é útil apenas para identificação e localização, ele pode também armazenar informações sobre vacinas, doenças, medicamentos e dieta dos animais, facilitando tratamentos e aumentando a qualidade de vida deles [17].

Medicina: A agilidade promovida pelo RFID pode ser a diferença de vida ou morte dentro de departamentos de emergência. Em estudos de caso sobre implementação da tecnologia em hospitais, o uso do RFID permitiu a redução de gargalos no processo do tratamento de emergência. Usado dentro de braceletes dados aos pacientes, o sistema pode, além de fornecer o histórico médico, avisar os funcionários do hospital caso um paciente passe tempo excessivo sem atendimento ou diagnóstico [12][13].


Voltar ao topo  |   Anterior   |   Próximo