Introdução

Identificação por Rádio Frequência (RFID – do inglês “Radio Frequency Identification”) é uma tecnologia de redes utilizada para identificar, localizar e rastrear pessoas, bens ou até mesmo animais [1][3]. Demonstrando grande potencial de uso em pagamentos e controle de estoque entre outras áreas, a tecnologia ganhou grande destaque nos últimos 10 anos, evoluindo de um valor de mercado de $3 bilhões em 2005 para $25 bilhões em 2015 [2].

O RFID, apesar de ser popularmente pouco conhecido, é uma tecnologia com diversas aplicações já presentes em atividades do dia a dia do cidadão comum. Ele é usado como motor por trás de soluções como pagamento via celular, pagamento automático de pedágios e até o bilhete único do transporte público [6][21][22]. Além disso a tecnologia se destaca em soluções mais especializadas, como monitoramento de animais, controle de estoque e supply chain [6][14][15].

Essa página procura então, explicar e contextualizar o uso do RFID no mundo atual. Descrevendo de maneira simples seu funcionamento, avançando sobre os tipos específicos de RFID e, finalmente, introduzindo a conceitos mais técnicos sobre seu funcionamento e aplicação. Finalmente, há um apêndice contendo a história do RFID e das tecnologias que o formaram. Para maiores e mais específicas informações também há uma bibliografia com publicações sobre o tema.




Voltar ao topo  |   Anterior   |   Próximo