Respostas


1. Quais as vantagens do uso do RFID?

A tag pode armazenar uma quantidade considerável de informação, ser lida rapidamente a partir de uma distância considerável e sem necessidade de estar conectada com uma fonte de energia.

2. Qual a diferença do RFID passivo para o ativo?

O RFID passivo, por definição, não está conectado a uma fonte de energia. Por outro lado, o RFID ativo está necessariamente conectado a alguma fonte externa.

3. Como ocorre a alimentação do RFID passivo?

A alimentação do RFID passivo ocorre a partir do uso de um indutor dentro da tag. O leitor emite variações no campo magnético próximas a ele. O indutor então utiliza dessas variações para carregar um capacitor que irá alimentar a tag durante a comunicação.

4. Quais são os métodos de retorno da informação da tag para o leitor?

Os dois métodos principais são load modulation e back scattering. O primeiro se baseia em formar pequenas variações de amplitude na frequência do sinal emitido pelo leitor. O leitor, sensível a essas disrupções, pode decodificar a informação enviada pela tag. Por outro lado, o back scattering se baseia na reflexão do sinal enviado pelo leitor utilizando de antenas dipolo.

5. Que tipos de limitações o usuário de um sistema de RFID deve ter em mente para evitar erros?

Dentre os possíveis pontos de falha, se destacam o alcance do sistema, definido pelo tipo de RFID utilizado, pela frequência escolhida e os modelos de tags e leitores. Há também a interferência com outros dispositivos que usam as mesmas frequências na comunicação do RFID. Finalmente, a organização espacial das tags para evitar colisões de sinal, caso haja múltiplas tags próximas umas das outras, além de materiais que possam comprometer o sinal.

Ocultar respostas



Voltar ao topo  |   Anterior   |   Próximo