line decor
  
line decor
 
 
 
 

 
 
Alternativas

Atualmente o NAVSTAR é o único GNSS totalmente operacional. Porém há outros projetos como o russo GLONASS (GLObal NAvigation Satellite System), o chinês Compass (também conhecido como Beidou-2) e o europeu Galileo.

O Glonass é um GNSS russo, entrou em operação em 1993 e sua constelação foi completada em 1995. Com a queda da União Soviética o controle foi dado a Rússia que não teve como arcar com a manutenção do sistema. Em 2002 o sistema possuia apenas 8 satélites tornando-o praticamente inútil. Em 2004 com uma parceria do governo indiano retomou-se a restauração do sistema, que atualmente consiste de 20 satélites. O sistema requer 18 satélites para monitorar todo o território russo e 24 para monitorar o mundo inteiro.

O Compass é uma iniciativa chinesa que pretende concorrer com o GPS americano e o futuro Galileo europeu, inicialmente cobrindo toda a China que está previsto para o final de 2010 ou início de 2011 e expandir globalmente até 2020. Será composto por 35 satélites, sendo 5 geo-estacionários e 30 de órbita média.

O Galileo é um projeto europeu que será composto por 30 satélites e será compatível com o GPS americano e o Glonass russo, tem previsão de estar em pleno funcionamento em 2013. É desde o início concebido para o uso civil ao contrário dos outros sistemas GNS, tendo maior precisão, segurança e integridade.