Conclusão

Conclusão

Neste trabalho destacamos o conceito e as características principais de Cidades Inteligentes e como o cenário atual pode influenciar e ser influenciado por elas. Dentro do surgimento e expansão de novas tecnologias o conceito de Cidade Inteligente vêm tomando forma e se mostrando fundamental para a melhoria dos serviços prestados pela cidade e da qualidade de vida dos cidadãos. Espera-se que este modelo seja cada vez mais difundido e adotado por governos de todas as cidades.

Dentro de Cidade Inteligente existe a necessidade de uma grande relação entre sociedade e engenharia. O emprego de cidades mais inteligentes só é possível com o avanço de conceitos importantes como Internet das Coisas e Análises de Big Data, assim como toda a infraestrutura para essa tecnologia e a sua comunicação, criando uma grande rede onde dados de toda a cidade são gerados, transmitidos e avaliados. Por outro lado a sociedade precisa contribuir com esse modelo além de alavancar outros setores que possam ser melhorados com a tecnologia.

Apesar de amplamente discutido na atualidade os primeiros resultados de Cidades Inteligentes e soluções inteligentes ainda estão surgindo e mostrando a sua eficiência, como o Centro de Operações do Rio de Janeiro inaugurado no final de 2010. Novas infraestruturas e soluções, como protocolos de comunicação voltados para essa geração, ainda estão surgindo e criando padrões para industria. Igualmente importante, diversos movimentos de incentivo e empresas voltadas para este conceito estão expandindo e criando novas parcerias. Com base nesse contexto e seguindo os estudos recentes as Cidades Inteligentes podem incluir mais a população e o governo na busca de uma cidade mais sustentável e eficiente.