Desafios

Inteligência impulsionada pela tecnologia

O avanço da tecnologia, dispositivos e recursos associados a outros conceitos como Internet das Coisas e Big Data permitem perceber a dimensão da mudança na geração de dados enfrentada hoje em dia. Com os dados cada vez mais disponíveis surge o desafio de transformar estes em algo de valor para as cidades, procurando melhorar e modernizar a qualidade de vida oferecida à população.


Relacionamento de Dados e Cidades

A cidade inteligente, antes uma utopia, vem ganhando força durante as últimas décadas em decorrência de novas ferramentas de análise de dados e do barateamento e consequente maior presença de sensores e outros dispositivos que fornecem esses dados.

Grandes cidades já adquirem periodicamente uma série de dados, e a tendência é que este aspecto se intensifique ainda mais no futuro. Dessa forma, existe uma grande necessidade de análise desses dados e o seu relacionamento para com indicadores da cidade. Entretanto, ainda persiste uma dificuldade na transformação desse volume de dados em informação que possa ajudar a cidade.


Transformação das Cidades

Uma cidade pode levar décadas para se tornar verdadeiramente inteligente. Essa transformação deve avaliar as suas necessidades e também as oportunidades de inovação, definindo objetivos e priorizando os esforços de desenvolvimento. A motivação necessária para que essa transformação ocorra pode ser um desastre natural ou a proximidade de um evento de grande porte, e, em outros casos, os governantes podem estimular as empresas e os cidadãos a promoverem a integração de diferentes tecnologias e a modernização da cidade.

Os processos dentro de uma Cidade Inteligente envolvem diversos estágios desde detecção, gestão da informação, análise e modelagem e dados, até a conclusão de quais são os resultados influenciados. Para aprimorar o funcionamento da cidade todos os sistemas presentes devem estar integrados. Neste contexto, existem diversos desafios associados para o sucesso de uma Cidade Inteligente e sua aplicação.

Atualmente, sensores variados e baratos podem ser usados em grande escala, entretanto, uma baixa qualidade pode levar a dados imprecisos ou com grande quantidade de ruído. Por outro lado, sensores mais inteligentes e outros equipamentos alto custo dificilmente serão utilizados para cobrir grandes áreas devido ao custo relacionado.

Outro ponto importante é a privacidade. O uso de sensores que extraem dados do comportamento de uma cidade pode ser visto por muitos como uma medida invasiva, causando uma sensação de desconforto. Além disso, é necessário se certificar da segurança dos dados envolvidos em todo o processo, desde a aquisição até o armazenamento e transmissão, o anonimato seja respeitado e garantindo que as informações coletadas não sejam acessadas por agentes sem autorização.