Questões

Pergunta 1: O que pode ser considerada uma cidade inteligente?

Resposta:

Cidade Inteligente é aquela que parte da perspectiva de que a tecnologia é fator indispensável para que as cidades possam se modernizar e oferecer melhor infraestrutura à população. Como cada cidade é diferente entre si o conceito de ser inteligente também pode ser diferente, o importante é a integração da tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos e estímulo para a economia. Dessa forma, soluções desde serviços básicos como abastecimento de água e saneamento até solução de governo eletrônico (e-government) são soluções de cidades inteligentes.

Pergunta 2: Como são aplicadas as principais tecnologias e conceitos que fazem parte do contexto de Cidades Inteligentes?

Resposta:

Cidades inteligentes abrangem uma série de tecnologias e conceitos. Tecnologias como Internet das Coisas, em conjunto de conceitos como dados abertos e governo eletrônico, permite a produção e distribuição de dados e informações. Softwares de análise de Big Data como Spark e Hadoop permite o tratamento desses dados e podem gerar informações úteis para tomada de decisões estratégicas.

Pergunta 3: Quais são alguns exemplos de Cidades Inteligentes, e por que elas são consideradas "Inteligentes"?

Resposta:

Dentro do Brasil uma das principais Cidades Inteligentes é o Rio de Janeiro, que através do Centro de Operações tornou-se um exemplo do uso da tecnologia para gestão de cidades ao unificar em um só ponto o gerenciamento de crises a partir de informações obtidas através de sistemas heterogêneos. Além do Rio, Porto Alegre também se mostrou uma das mais eficientes cidades do Brasil, com seu sistema do Centro Integrado de Comando, que fornece informações sobre a situação da cidade, através da analise de câmeras e sensores, para a população, criando consciência de riscos antes que o problemas se agravem

Pergunta 4: Descreva como iniciativas de estímulos podem ser empregadas para a formação de cidades inteligentes e como uma cidade se torna inteligente.

Resposta:

As iniciativas podem ser motivadas pelo Governo, procurando incentivar cidadãos a participarem do debate e apontarem os setores de maior necessidade. Podem atuar também tecnicamente, procurando modelos de solução próximos aos da cidade em questão, avaliando e aprofundando a inter-relação entre os sistemas centrais da cidade. Modelos como India Smart City e IBM Smaster Cities provocam desafios para estimular as cidades e o desenvolvimento de soluções inteligentes assim como buscam investimentos e parcerias efetivas que podem ajudar nesse processo.

Pergunta 5: Como a Internet das Coisas, IoT, se relaciona com as Cidades Inteligentes e como o uso dessa tecnologia é possível?

Resposta:

A Internet das Coisas é um paradigma recente de comunicação que visa a anexação de vários dispositivos na Internet, para isso ser possível os dispositivos devem seguir uma pilha de protocolos adequados e deve haver preparo para o tratamento de grandes dados heterogêneos, envolvendo o processo de geração, gestão e processamento da enorme quantidade de dados. A adoção dessa tecnologia cria um cenário de Cidade Inteligente muito atraente para as administrações públicas principalmente, promovendo o desenvolvimento de novos serviços para os cidadãos, empresas e administrações públicas.