Com base em encaminhamento

Protocolos de roteamento baseados em encaminhamento focam-se em escolher as rotas de modo que o pacote enviado progrida o máximo em cada área e em cada momento em que a rede está conectada. A cada salto dado, a mensagem deve ser copiada e armazenada e deve ser decidido se deve ser enviada por um determinado caminho (e, se sim, qual) ou se é mais adequado esperar para que um determinado vizinho se restabeleça.

Deve ser salientado que o enfoque desse tipo de algoritmo é dado na escolha do melhor caminho (e, consequentemente, do melhor próximo salto), não utilizando outras técnicas como replicação. A mensagem deve sempre prosseguir tão logo se tornar possível rumo ao destinatário, visto que uma oportunidade de transmiti-la por um determinado enlace pode existir por um curto período de tempo e ficar indisponível em breve por muito tempo.

O algoritmo de roteamento determina grupos de recepção, isso é, nós da rede a um salto de distância que receberam a mensagem. Os novos nós intermediários a receber o pacote ficarão encarregados de roteá-lo dali em diante, enquanto os nós antigos não necessitam mais manter a informação. Por isso, após os nós do próximo salto confirmarem que receberam corretamente o pacote e o armazenaram, diz-se que esses nós possuem a custódia do pacote até liberarem tal custódia no próximo salto, após receberem a confirmação dos próximos nós.