Surgimento

Estudos sobre maneiras de contornar atrasos inconsistentes e desconexões de uma rede podem nos remeter ao início das redes de computadores. Especialmente em seus primórdios, quando as tecnologias disponíveis não garantiam redes estáveis como as de hoje, tópicos relacionados aos que motivaram a criação de DTNs já eram discutidos. No entanto, o tema só veio a se apresentar como uma proposta sólida de uma tecnologia de aplicação prática entre as décadas décadas 1950 e 1960, com a corrida espacial travada entre EUA e URSS.

Nesse período, agências espaciais de ambas potências passaram a estudar como realizar a comunicação com equipamentos na órbita do nosso planeta e, posteriormente, da Lua e pelo sistema solar. A pesquisa desenvolvida era focada na transmissão de dados entre bases em solo e satélites no espaço. Apesar de a maior parte da comunicação, nesse caso, ocorrer diretamente entre dois nós, sem necessidade de roteamento por diferentes rodas, conceitos importantes foram introduzidos, como estudos relacionados às janelas de tempo disponíveis para a troca de mensagens, bem como otimizar o uso de tais janelas. Além disso, esses passos iniciais se mostrariam de imenso valor conforme mais equipamento fosse lançado ao espaço e a pesquisa acerca de DTNs se tornasse mais complexa e estratégica.

A disputa entre estadunidenses e soviéticos, marcada pelos rápidos avanços na exploração espacial e que culminaria com chegada de um americano à Lua em 1969, serviu também como propulsor de avanços - mais silenciosos por terem menos repercussão na mídia - na computação. Com a desaceleração da exploração espacial a partir da década década de 1980, o interesse em DTNs acabou diminuindo e, por muito tempo, o assunto foi abordado quase exclusivamente dentro da Academia em esporádicos avanços frutos de teses e dissertações.

<Possibilidade de uso de DTN


Possibilidade de uso de DTN para conexão de corpos celestes. As diferentes posições dos planetas no espaço conectaria e desconextaria diferentes enlaces entre nós. Por exemplo, pode ser necessário aguardar um alinhameto ou aproximação para realizar a transmissão por um determinado enlace em uma janela de tempo.
Imagem extraída de mst.edu.