Perguntas e Respostas

Quais são as aplicações de redes tolerantes a atrasos e desconexões?

Redes tolerantes a atrasos e desconexões são utilizadas em cenários nos quais a latência para transmitir uma mensagem entre dois nós da rede é muito alto (em geral, pelo menos da ordem de horas) quando comparada com redes convencionais ou nos quais os enlaces da rede estão sujeitos a interrupções frequentes. DTN é aplicada, principalmente, na comunicação entre satélites em missões espaciais, em zonas de conflito, em áreas rurais mais isoladas e em regiões afetadas por catástrofes naturais que comprometeram o funcionamento de redes preexistentes.



Em DTN, o que significa dizer que um nó possui a "custódia" de um pacote?

Quando um nó possui custódia de um pacote, ele é o responsável por manter aquela informação persistente em sua memória, por determinar que ação deve ser tomada em relação a ele, e de passá-lo ao próximo salto mais adequado de acordo com o algoritmo de roteamento em uso.



Quais são as diferenças das abordagens com base em encaminhamento e com base em replicação?

O roteamento com base em encaminhamento opera transferindo a custódia de mensagens de nó para nó. Uma vez que o próximo salto confirma ter a custódia de um determinado pacote, fazendo-o persistir na memória, o roteador anterior pode deletá-lo. Já no roteamento baseado em replicação, o pacote é copiado em cada salto. Desse modo, mais de um roteador pode ter a custódia do pacote simultaneamente, evitando que o mesmo se perca caso um roteador deixe de funcionar.



Cite uma vantagem e uma desvantagem de algoritmos probabilisticos de roteamento.

Uma vantagem é a possibilidade de utilizar dados passados sobre conexões de nós na rede e seus tempos de duração para elaborar, através de uma heurística, as probabilidades relacionadas a quando e por qual rota enviar um pacote, além das chances de sucesso e tal tentativa. Uma desvantagem desse tipo de algoritmo é a maior dificuldade de assimilar o comportamento da rede, tornando difícil aplicar distribuição de carga e Qualidade e Serviço, por exemplo.



Explique a relação entre DTN e redes veiculares?

Redes tolerantes a atrasos podem se fazer valer de nós da rede com capacidade de locomoção para carregar dados entre duas sub-redes desconexas. Veículos em movimento podem trocar pacotes entre si e com roteadores imóveis de modo a permitir a comunicação de nós que não poderiam se comunicar normalmente, em especial devido à separação geográfica entre eles.